Erik H. Erikson, sem negar a
teoria de Freud sobre desenvolvimento psicossexual, mudou o enfoque desta para
o problema da identidade e das crises do ego, baseando-se num contexto
sociocultural, o estudo da identidade passou ser primordial para Erikson, que
estava vivendo um momento de transição do foco id e suas motivações
inconscientes para os conflitos do ego. Onde o ego aparece de forma
servir o id. Então começa a
construir sua teoria psicossocial do desenvolvimento humano, trazendo uma
reflexão sobre vários conceitos de Freud, considerando o ser humano como um ser
social que sofre influência do grupo. Fez a opção de distribuir o desenvolvimento humano em fases, desviando
o foco da sexualidade para as relações sociais.
As fases descritas por
Erikson coincidem com os estádios de Freud, mas com um enfoque psicossocial.
Ter o conhecimento da teoria freudiana é
muito importante para nós educadores e professores, conhecer a teoria de
Erikson, nos permite ver novas abordagens sobre a teoria do desenvolvimento com
enfoque no social. Percebendo aí muitas atitudes sofridas por nós e praticadas
também.
Bibliografia: Erkson e a Teoria Psicossocial do
desenvolvimento. Artigo de Elaine Rabello e José Silveira Passos.
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