domingo, 4 de junho de 2017

Projetos de trabalhos





Imagem relacionada       O autor Fernando Hernández, faz questionamentos em relação o cotidiano da escola, deixando em evidência com função determinadas disciplinas entram no currículo e outras não? Com que frequência o professor conquista a participação ativa do aluno? O que eles apendem deles mesmos e do mundo que os rodeia? Diante do exposto, preocupado por um lado de ensinar à relacionar e por outro , a pesquisa  a partir de situações relacionadas com problemas da vida real e próxima dos alunos, o autor propõe a organização do currículo por projetos de trabalhos. Onde o conhecimento escolar é organizado a partir de grandes temas-problemas que permitam não só explorar campos fora da escola, mas também ensinar aos alunos uma série de estratégias de busca, ordenação, análise, interpretação e representação da informação que lhes permitirá explorar outros temas e questões de forma mais ou menos autônomas.
O currículo nesse caso objetiva o aluno a ser pesquisador, a buscar e explorar os assuntos do tema proposto pela escola. Isto implica na mudança de limites e na organização do tempo e espaço de acordo com a vontade do aluno. O autor tem a consciência de os projetos de trabalho não seria a solução dos problemas encontrados no ensino, mas acredita que estes podem desenvolver capacitações que podem corresponder às necessidades do mundo do trabalho e da vida nas sociedades.
Muito se tem pensado sobre a educação, sabe-se que há diversas mudanças ocorrendo no sentido de torná-la mais significativa. São muitas as propostas como a de Fernando Hernández. Mas precisa ainda mais reflexões a respeito da educação, levando em conta todo o contexto social em que a escola está inserida.



Bibliografia consultada: Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalhos. Fernando Hernández


Nenhum comentário:

Postar um comentário