Para Vitor Paro, professor
de USP, a educação só se faz se for democrática. O papel principal da escola é
propiciar condições para que o aluno aprenda e claro aprenda a cultura para que
ele dela se aproprie. Vejo que entre
este autor e Paulo Freire, suas ideias convergem para o ponto, que é questão de
criar meios que possibilite a aprendizagem do aluno.
Para Vitor essas condições
fazem da escola uma escola democrática. Do contrário ela se torna autoritária.
Ele afirma que nossa escola
está muito atrasada nas questões metodológicas, afirma também que provas do
ENEM, SAEBE, Prova Brasil, não mede nada. Eu concordo com ele, pois não são
aquelas questões que farão ou comprovarão que aluno se tornou ou se tornará um
cidadão crítico, conhecedor dos seus direitos e deveres, capazes de saber lidar
com situações do dia a dia.
Por mais que a prova tenta
contextualizar com situações do dia dia, ela trás questões complicadas,
difíceis de o aluno fazer uma relação com o cotidiano.
A mudança deve acontecer na
escola e na organização do currículo escola e que estas provas que medem o
conhecimento do aluno, tenha relação com a grade curricular da escola.
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