domingo, 4 de junho de 2017

Gestão Democrática ou autoritária?





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Para Vitor Paro, professor de USP, a educação só se faz se for democrática. O papel principal da escola é propiciar condições para que o aluno aprenda e claro aprenda a cultura para que ele dela  se aproprie. Vejo que entre este autor e Paulo Freire, suas ideias convergem para o ponto, que é questão de criar meios que possibilite a aprendizagem do aluno.
Para Vitor essas condições fazem da escola uma escola democrática. Do contrário ela se torna autoritária.
Ele afirma que nossa escola está muito atrasada nas questões metodológicas, afirma também que provas do ENEM, SAEBE, Prova Brasil, não mede nada. Eu concordo com ele, pois não são aquelas questões que farão ou comprovarão que aluno se tornou ou se tornará um cidadão crítico, conhecedor dos seus direitos e deveres, capazes de saber lidar com situações do dia a dia.
Por mais que a prova tenta contextualizar com situações do dia dia, ela trás questões complicadas, difíceis de o aluno fazer uma relação com o cotidiano.
A mudança deve acontecer na escola e na organização do currículo escola e que estas provas que medem o conhecimento do aluno, tenha relação com a grade curricular da escola.

  

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