
São muitos os fatores que podem interferir
no processo de aprender, muitos deles de ordem patológicas, sociais e/ ou emocionais.
Ensinar e
aprender não depende unicamente do professor em aplicar os conteúdos, mesmo que
seja de forma dinâmica e criativa, pois o processo ensino aprendizagem é
complexo e abrangente por estar ligado ao contexto sociocultural de cada indivíduo.
Aprendizagens dos alunos estão ligadas, na sua maioria a fatores externos à
escola e que influenciam diretamente no desenvolvimento da aprendizagem. A
falta de formação e pouco conhecimento das teorias da aprendizagem por parte
dos professores é fator que impede tomada de decisões de forma segura, não
havendo projetos de intervenção para ajudar os alunos na superação de suas
dificuldades na escola. Em relação ás famílias, o baixo nível escolar e socioeconômico
dos pais/mães reflete no pouco acompanhamento dos estudos do filho e controle
da sua conduta na escola. Eu me preocupo muito com a aprendizagem do meu
aluno, quando percebo que ele precisa ser encaminhado para o atendimento
especializado, o encaminho para que juntos descobrissem como ajudá-lo a
aprender. Mas quando tem a negligência familiar, fica complicado. O aluno que
falta muito tem sua aprendizagem escolar prejudicada. A família é notificada, a
criança volta a frequentar e depois volta a faltar, sem motivos significativos.
Deixa-me um pouco angustiada, por não estar conseguindo que determinado aluno
frequente. As desculpas são variadas, desde a distância, o não acordar a tempo
de vir, cuidar de irmãos para mãe trabalhar, etc. A pouca importância que algumas famílias dão aos
estudos de seus filhos, tem levado muitos alunos ao fracasso escolar. Algumas
pensam: “Eu não estudei e estou bem, trabalhando, o estudo não me fez falta eu
não gostava de estudar”. E por isso não incentivam seus filhos. Ainda bem que é
minoria.
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