quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Fatores que interferem no processo de alfabetização










       São muitos os fatores que podem interferir no processo de aprender, muitos deles de ordem patológicas, sociais e/ ou emocionais.    

      Ensinar e aprender não depende unicamente do professor em aplicar os conteúdos, mesmo que seja de forma dinâmica e criativa, pois o processo ensino aprendizagem é complexo e abrangente por estar ligado ao contexto sociocultural de cada indivíduo. Aprendizagens dos alunos estão ligadas, na sua maioria a fatores externos à escola e que influenciam diretamente no desenvolvimento da aprendizagem. A falta de formação e pouco conhecimento das teorias da aprendizagem por parte dos professores é fator que impede tomada de decisões de forma segura, não havendo projetos de intervenção para ajudar os alunos na superação de suas dificuldades na escola. Em relação ás famílias, o baixo nível escolar e socioeconômico dos pais/mães reflete no pouco acompanhamento dos estudos do filho e controle da sua conduta na escola. Eu me preocupo muito com a aprendizagem do meu aluno, quando percebo que ele precisa ser encaminhado para o atendimento especializado, o encaminho para que juntos descobrissem como ajudá-lo a aprender. Mas quando tem a negligência familiar, fica complicado. O aluno que falta muito tem sua aprendizagem escolar prejudicada. A família é notificada, a criança volta a frequentar e depois volta a faltar, sem motivos significativos. Deixa-me um pouco angustiada, por não estar conseguindo que determinado aluno frequente. As desculpas são variadas, desde a distância, o não acordar a tempo de vir, cuidar de irmãos para mãe trabalhar, etc. A  pouca importância que algumas famílias dão aos estudos de seus filhos, tem levado muitos alunos ao fracasso escolar. Algumas pensam: “Eu não estudei e estou bem, trabalhando, o estudo não me fez falta eu não gostava de estudar”. E por isso não incentivam seus filhos. Ainda bem que é minoria. 

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