
Para nós professores a prática pedagógica traz muitos desafios: como dar conta de fazer o aluno adquirir o conhecimento, na era pós- moderna, que tem muitos atrativos que interferem no interesse da criança e principalmente do adolescente em estar focado nos seus estudos. Para realizar as práticas são necessário ao professor além do conhecimento, a competência para desenvolver habilidades que possibilite ao aluno a aprendizagem de fato do conteúdo escolar.
O professor tem que ser
atento e observador do fazer discente.
Há algum tempo, quando eu trabalhei
numa turma de alfabetização, eu pensei que uma aluna estava lendo e escrevendo
sem dificuldades. Mas quando passei a observar melhor, percebi que ela não
sabia. Ela copiava da colega. Em tempo conseguimos reverter a situação.
Através da observação diária
podemos verificar como o aluno aprende e o que ele precisa aprender. Esta experiência,
percebo quando estou circulando entre
meus alunos, enquanto desenvolvem uma atividade. Vejo as maneiras diferentes
que eles tem para fazer suas tarefas.
Aprendemos que o aluno não é
uma tábula rasa, onde o professor deposita seu conhecimento, como se o aluno
nada soubesse. Partindo da realidade do aluno, a prática pedagógica vem
acrescentar o que ele ainda não sabe, permitindo uma aprendizagem
significativa. O desafio da prática docente é possibilitar um aprendizado de
qualidade contemplando as diversidades dentro da sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário