quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Mídia e o consumo na produção da infância moderna








             A mídia é um poderoso espaço produtor de culturas infantis. Dentre as várias infâncias constituídas, torna-se cada vez mais evidente o quanto as crianças são compreendidas atualmente como uma lucrativa possibilidade de investimento num tempo em que o marketing infantil cresce vertiginosamente. Mudanças nas relações estabelecidas entre adultos e crianças, bem como o surgimento de uma nova produção da subjetividade em função da organização do cotidiano pela mídia e o modo como a experiência das crianças, dos jovens e dos adultos vem se transformando na sociedade de consumo. Temos multiplicadas e aprimoradas estratégias de mercado  destinadas às crianças que geram pequenos e fiéis consumidores. Vivemos um tempo em que somas significativas do orçamento de marketing brasileiro e internacional visam atingir a criança de diferentes formas. Vivemos um tempo no qual nossas crianças nasceram na era do consumo e são persuadidas para seguir as lições da educação continuada ou para o ato de consumir. Isto é bastante evidente no dia a dia da criança e do adolescente, quando eles procuram ir para a escola com mochilas, roupas, calçados, matérias escolares de determinadas marcas, divulgadas em comerciais da mídia. De alguma maneira o outro que não tem condições de comprar, acaba se sentindo quase obrigado a adquirir, isto é, o jovem dita a moda para sua “tribo”. A criança também é influenciada pelo colega, a andar na moda.


        Umas das normas da escola onde eu trabalho, é o uso obrigatório do uniforme. Em minha opinião, esta medida é muito importante, entre outras,  impede de alguma forma o desfile de modas, consumo desnecessário, ao mesmo tempo em que alguns não se sentem constrangidos por não ter poder aquisitivo para tal consumo.

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