domingo, 3 de junho de 2018

Proposta de ensino, segundo Paulo Freire, para jovens e adultos



 Paulo Freire esteve sempre preocupado com a educação de como ela acontece na escola. Preocupou-se com pessoas que não tiveram acesso na idade própria. “ pessoas tem saberes, isto vale para crianças também”.
Planejar a escuta dos saberes que o educando traz para escola faz parte da aprendizagem significativa. Trabalhar com o que o aluno tem, indo e voltando  de sua realidade para campo científico sem perder o elo.
Ele fala da releitura daquilo que já foi feito, pois cada vez que se faz
a leitura  se faz uma transformação do que  foi lido.
“Aprende-se quando o que se aprende é significativo para a gente”, por isso Freire é enfático na questão da aprendizagem significativa, onde o educador deve usar de uma linguagem que aproxime à realidade do educando. Fala também que o educando deve estar diante de situações de conflitos e de desafios para pensar, para modificar estruturas de conhecimentos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário