domingo, 6 de maio de 2018

Qual é o papel da escola?



Depois de assistir o vídeo que mostra a fala de Mário Sérgio Cortella, com o mesmo título que eu estou usando e ao falar de escola democrática, penso qual seria o papel da escola? O o autor citado anteriormente, nos leva a refletir sobre o papel da escola.
Nós enquanto escola temos que dar conta de muitas coisas além do pedagógico, com isso a aprendizagem de conteúdos formais como geografia, matemática, língua portuguesa entre outros, ficam reduzidos. Porque ficam pouco tempo para o desenvolvimento desses conteúdos. Pois do tempo  , esta se ocupa em cuidar da criança, dar alimentação, cuidar da saúde, cuidar para que diminua a indisciplina, muitas vezes é na escola que tem um adulto que faz cobranças que esta criança não está habituada. E com isso, o que a escola tem que ensinar fica restrito, isto é, se sobrar tempo, podemos ensinar conteúdos de matemática, história, etc.
Atualmente vivemos tempos difíceis para a escola. A escola virou alvo de crítica de todos, ela está na vitrine, onde se espera que ela dê conta da demanda além de suas possibilidades, pois é exigida que compense as deficiências familiares e sociais, tornando-a um lugar de socialização, de terapia, de entretenimento, de se alimentar de forma equilibrada e saudável, de propor limites, de deixar os filhos com segurança, de resolver conflitos, de cuidar da criança e do adolescente em relação a saúde , a vulnerabilidade social. Ao tentar dar conta de toda essa demanda, a escola simplifica todo o seu trabalho de formar o aluno intelectualmente, com valores que o torne indivíduos críticos, conhecedores não só dos seus direitos, mas também de seus deveres, que saibam por em prática aquilo que aprenderam nos bancos escolares, que sejam capazes de ser transformados e com isso transformar a sociedade onde vivem.
A escola precisa ressignificar o seu significado.
No link abaixo há um artigo relacionado com o papel da escola nos dias de hoje.
https://www.webartigos.com/artigos/o-papel-da-escola-hoje/59845

Nenhum comentário:

Postar um comentário