Quando
se fala em escola democrática e qual é o papel da escola, devemos levar em
conta a avaliação, pensa-se o quê? Como? Quando e por que avaliar?
O
ensino e aprendizagem podem ser medidos, quantificados? O dar ou tirar notas que é percebível na fala de
muitos docentes, como maneira de valorizar ou punir.
A
avaliação no processo educativo vem sofrendo algumas transformações. Mas ainda
predominam algumas formas de avaliações que podem excluir. Ao utilizar de
critérios que culturalmente de mensuração que acaba classificando e excluindo o
aluno, onde se selecionam os melhores.
Penso
que ao avaliar o aluno tenho que ter critérios claros do que quero avaliar. O
aluno deve ser avaliado não só no aspecto cognitivo, mas na sua totalidade como
sujeito da aprendizagem. Quando avaliar ter um olhar sobre quem está sendo
avaliado, quais suas habilidades e competências. Para que isto aconteça devo
ter um trabalho organizado de maneira que não seja excludente, pois deve ser considerado
que não há um só tipo de aprendizagem, do contrário o aluno que não consegue se
apropriar desse modelo é classificado e excluído do processo.
Na
avaliação o professor tem que ter em mente como vai avaliar para que se torne
um instrumento de controle do comportamento e ser utilizado como punição e
coercitiva. O aluno deve ser avaliado em sua integralidade como sujeito da
aprendizagem.
A
avaliação não pode ser usada como um viés de mão única, mas que o professor se
avalie enquanto avalia seu aluno. A avaliação é uma ferramenta que fornece um
norte no processo de ensino e aprendizagem, isto é vai fornecer elementos para
a prática docente. “ cabe ao educador descobrir a forma de aprender de cada
aluno, e reconstruir sua própria prática pedagógica” Jansen Felipe da Silva.
Esse
autor afirma que avaliar não é apenas constatar, mas sobretudo analisar,
interpretar, tomar decisões e reorganizar o ensino”
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