terça-feira, 29 de maio de 2018

Práticas pedagógicas na escola

             John Dewey levou a prática para escola. Para ele a democracia e a liberdade de pensamento são instrumentos que a criança precisa para atingir a maturidade emocional e intelectual.
A capacidade de pensar de cada aluno é valorizada, pois o pensamento deve ser utilizado como instrumento de resolução de problemas. A criança deve ser educada integralmente ( físico, intelectual e emocionalmente). As atividade manuais e criativas são importantes por levarem a criança a pensar e a experimentar por si própria.
Para Dewey a teoria e a prática  tem relações estreitas entre si. O aprendizado acontece quando é compartilhado as experiências, promovendo assim discussões coletivas. Cabe a escola promover situações de cooperação em vez de lidar com situações de forma isolada.
Percebe-se aqui que Dewey como Vygotski e Piaget, falam da importância de interação entre os aprendizes.
A necessidade de existir a escola deve-se ao fato de fornecer o espaço onde as pessoas se encontram para educar e ser educadas. 
Na concepção de Dewey: " Educar portanto é mais do que reproduzir conhecimento. É incentivar o desejo de desenvolvimento contínuo, preparar pessoas para transformar algo.
Para ele a educação ser problematizadora, deve levar o educando a reflexões e ações no entanto para ele, só a inteligência dá ao homem a capacidade de modificar o ambiente ao seu redor.
Concordo com este teórico quando fala em problematizar o aprendizado do educando, pois quando se faz indagações ou ações que levam-os a refletirem sobre determinado conteúdo ou assunto, faz com que o educando dê significados as suas aprendizagens, do contrário recaímos na mera transmissão de conhecimento levando o aluno a simples memorização de conteúdos.



Fonte: Grandes pensadores- Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário