Para Maria Montessori, todos nós nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas essas condições.
As crianças devem ser incentivadas desde cedo através de experiências efetuadas no ambiente que deve estar organizado de maneira que irá atrair o interesse da criança, repeitando o tempo e ritmo de cada uma, bem como personalidade, liberdade e individualidade.
Na educação infantil ponto de partida para Montessori, encontramos muitos materiais concretos para a experimentação e observação do aluno. Ela acredita que que através da manipulação, do contado com o concreto a criança desenvolve seu intelecto, pois se faz necessário para a compreensão do abstrato.
Através do toque a criança aprenderá tamanhos, formas, texturas, cores, cheiros,barulhos, etc.
O método Montessoriano é conhecido por preparar materiais para experimentações concretas organizadas para conduzir de forma gradual a situações cada vez mais abstratas.
Para mim o método Montessoriano é uma forma de interagir com o meio e com o objeto de aprendizagens, como é visto nas teorias de Vygotsky e Piaget.
Maria Montessori foi a médica que valorizou o aluno, pois acreditava que a educação é uma conquista do aluno. A individualista, atividade e liberdade do aluno são as bases são as bases da teria Montessoriana.
O ambiente de aprendizagem deve ser cheio de estímulo e organizado pelo adulto de modo a auxilar a criança em seu desenvolvimento, mas o adulto não deve interferir ou influenciar nas escolhas da criança, ele apenas faz mediações.