Daniel nos fala um pouco da
educação indígena e eu achei interessante a fala dele sobre a literatura
indígena ser desconhecida e ser mal compreendida no contexto de Brasil. Ele destaca
o fato do índio ser visto só como os primeiros habitantes, parecendo assim ser uma coisa do passado.
Eu não lembro de ter lido
alguma literatura indígena. Daniel fala também do patrimônio imaterial, o do conhecimento,
da cultura...
A educação das crianças
indígenas não é algo que se dá de uma vez, a educação é um processo. Percebi
que a maneira de como é educada a criança, lembra a teoria de Vygostski, que
fala da interação do indivíduo com o meio e de Piaget, que fala da interação
com o objeto. Pois a criança indígena é
só uma criança e não pode ter a preocupação de querer ser adulto. Ela precisa
brincar para desenvolver sua criatividade e que jogos e brincadeiras são
fundamentais, a criança que não brinca não cresce equilibrada. As palavras de Daniel
sobre a educação da criança e dos cuidados que os adultos têm para com elas
deixam bem claro que o índio tem a preocupação com a formação de suas crianças
e que a pessoa tem que viver cada fase de sua vida. Isto lembra as etapas e
estádios do desenvolvimento humano na teoria piagetiana.
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