quinta-feira, 23 de novembro de 2017

As Crianças indígenas, segundo Daniel Munduruku


Daniel nos fala um pouco da educação indígena e eu achei interessante a fala dele sobre a literatura indígena ser desconhecida e ser mal compreendida no contexto de Brasil. Ele destaca o fato do índio ser visto só como os primeiros habitantes, parecendo assim  ser uma coisa do passado.
Eu não lembro de ter lido alguma literatura indígena. Daniel fala também do patrimônio imaterial, o do conhecimento, da cultura...

A educação das crianças indígenas não é algo que se dá de uma vez, a educação é um processo. Percebi que a maneira de como é educada a criança, lembra a teoria de Vygostski, que fala da interação do indivíduo com o meio e de Piaget, que fala da interação com o objeto. Pois a criança indígena  é só uma criança e não pode ter a preocupação de querer ser adulto. Ela precisa brincar para desenvolver sua criatividade e que jogos e brincadeiras são fundamentais, a criança que não brinca não cresce equilibrada. As palavras de Daniel sobre a educação da criança e dos cuidados que os adultos têm para com elas deixam bem claro que o índio tem a preocupação com a formação de suas crianças e que a pessoa tem que viver cada fase de sua vida. Isto lembra as etapas e estádios do desenvolvimento humano na teoria piagetiana.

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