Estamos
chegando num momento muito importante do semestre que é a apresentação do
workshop de aprendizagem, que com certeza com novas aprendizagens adquiridas ao
longo deste semestre.
Aprendi
muito com as diferenças, as diversidades, a inclusão.
“Potencialização
das capacidades de articulação das disposições étnico-políticas do sujeito
professor, no sentido de compreender os movimentos de inclusão e exclusão nos
processos educativos.” É a proposta do Eixo VI.
Durante
todo o semestre foram propostas diversas atividades nesse sentido, para que possamos
estar cada vez mais preparados e saber lidar melhor com a diversidade.
Muitas
descobertas e questões que nunca tinha me dado conta, tive a oportunidade de
ser contemplada no decorrer das interdisciplinas.
Questões
como, o perigo da história única, da história afro-brasileira ser contada por
pessoas não negras e quase o mesmo com
os indígenas. A filosofia me oportunizou ser mais crítica, crítica com
argumentos e não a crítica pela crítica, tem que haver um fundamento, a psicologia me fez repensar como pensam os sujeitos enquanto sujeito e que estão dispostos a prender, mas que nós educadores temos muitas vezes descobrir como eles constrói seus conhecimentos para que o professor possa estar utilizando as ferramentas que possibilite essa aprendizagem , e saber como lidar e interagir com pessoas com necessidades educacionais.
Em uma pequena reunião em minha escola, onde tivemos que que o número de alunos por turma com alunos de inclusão, me chamou atenção que uma pessoa da secretaria da educação que estava incumbida de ver esta situação, se referiu ao aluno com DI, como DM, ela deveria se informar melhor dos termos a ser utilizado, embora eu falei Com Deficiência Intelectual, ela pareceu ignorar
Aprendi
que o embasamento teórico é muito importante no desenvolvimento de um trabalho,
para que este tenha uma veracidade é preciso de argumentos coesos e
fundamentados.
Não
sei o que vai ser pedido como formato do texto que vai compor a síntese.
Mas
sei que as orientações fornecidas são muito importantes, porque nos dá um norte
para redigir o texto argumentativo dissertativo.
Estou
melhorando a cada dia para redigir um texto dissertativo argumentativo, mas
muito ainda tenho que aprender. Nas orientações do professor da Interdisplina Seminário
Integrador de eu tenho que dialogar melhor com os autores, tem me ajudado. Estou
procurando melhorar nesse quesito. Sinto que preciso aumentar mais minha escrita,
mas com um tempo que está cada vez mais breve, vou ter que melhorar.
Estou ansiosa aguardando as próximas orientações para o segundo workshop 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário