sábado, 23 de abril de 2016

Literatura

                     
            A nossa aula de literatura, me fez muitas provocações. Uma delas é que matamos os textos quando se faz perguntas que não leva a nada, ou ainda fizemos tantas perguntas que o texto perde sua essência.
           Eu já tinha pensando nisso. E em uma reunião pedagógica na escola onde trabalho, uma colega colocou para o grande grupo que os alunos têm dificuldades para pensar e expressar o que pensam e entenderam sobre um texto ou trecho, disse ainda que eles procuram respostas prontas no texto. Quando não acham, dizem que não entenderam e perdem a vontade de responder.
          Essa fala veio de encontro ao que a professora de literatura nos falou: que perguntas imbecis geram respostas idiotas.  Muitas vezes eu fiz isso.
     Estou tentando fazer diferente. Mas sinto o que minha colega falou. Eles ficam procurando respostas engavetadas.
São atitudes que estão enraizadas dentro da gente.
        Eu enquanto aluna, também aprendi assim, ficava procurando aquela palavra no texto, porque ali possivelmente estaria a resposta.
      Outra provocação da professora: que sentimentos este texto provoca em você? Nunca tinha feito esta pergunta para meus alunos.
      Os textos nos provocam diversos sentimentos, e é bom que a criança saiba expressar.         Com isso concluo que há diversas maneiras de se abordar questões sobre o texto.
      Eu em minhas aulas disponho de um tempo de dez minutos no inicio, para que o aluno leia algum material: Tenho alguns livros, gibis, e eles podem ler o que trazem de casa.
     Essa minha iniciativa, partiu do momento em que eu vi que tinha muitos alunos que retiravam livros na biblioteca da escola e, chegava a data de entregar, não tinham lido. Ás vezes por achar outras coisas como por exemplos, jogos na internet para fazer. Então passei a propor que lessem todos os dias um pouco na sala de aula, mas não deixando de cobrar que lessem em casa.
     Toda a situação tem pelo menos dois lados. Há quem diga que não estou motivando meu aluno a ler em casa. Mas tem aluno que não tem este incentivo em casa. Outros dirão que estou matando dez minutos da aula. Mas eu creio que a leitura é algo muito importante para o aluno e deve ser incentivada de todas as maneiras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário