
Como é bom brincar!
As brincadeiras de criança,
eu guardo em minhas lembranças: brincava com minhas irmãs, com as primas, com
os primos e amigas. Brincávamos de Amarelinha (Pepé), passar anel, de casinha,
de boneca, com raquetes, jogávamos vôlei e taco. O taco era uma das preferidas, ficávamos uma
tarde inteira brincando. Inventávamos brincadeiras, tinha brincadeiras de todo
jeito: as convencionais e as inventadas por nós. Subíamos em árvores. Como era
bom brincar!
O ato de brincar é importante,
pois permite a interação entre as crianças e entre a criança e o adulto, com
isso ajudando-a a amadurecer, a viver em sociedade, desenvolvendo sua
afetividade.
Permite criar e recriar, a
imaginar, a fantasiar e a elaborar hipóteses.
A criança adora inventar. É
preciso o olhar atento do adulto, para que a criança não se machuque.
Assim que ela inventa uma
nova maneira de brincar, já quer pôr em prática e às vezes sem a noção do
perigo.
Toda criança deveria ter a
oportunidade de brincar.
Eu como professora
oportunizo ao meu aluno as brincadeiras que às vezes são dirigidas e outras são
deixados livres para que eles inventem. Eu fico ali para apoiá-los, fornecendo
materiais que eles me solicitam.
Porque brincar significa
experimentar as possibilidades de conhecer, construir e vivenciar. A criança
está sempre vivenciando suas brincadeiras.
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