domingo, 23 de outubro de 2016

Construtivismo x transmissão de conhecimento



             No modelo Construtivista de ensino, baseado nos fundamentos teórico-metodológicos de Piaget e Vigotsky, procura-se entender o ensino como uma relação dialética entre sujeito e objeto, ou seja, já não se pode separar o processo de ensino do processo de aprendizado, ambos se dão em conjunto. Assim, só é possível ensinar quando há alguém aprendendo.
                Nessa perspectiva, considera-se o ser humano como sendo um sujeito que já tem alguma coisa consigo, todas as crianças sabem coisas, e esse conhecimento prévio deve ser aproveitado no processo de ensino-aprendizagem (termo que reflete essa posição construtivista).
               Essa ideia  presenciei na aula de ciências com a experiência do saco plástico cheio d água em que era perfurado com vários lápis, e não se esvaziou. Ali fomos provocadas a pensar por que a água não saia. Assim podemos fazer essas provocações com o nosso aluno, onde ele constrói seu conhecimento.
Com meus alunos, ao introduzir a leitura de um livro, perguntei o que eles fariam se encontrassem um tesouro. As respostas foram variadas desde comprar casa para seus pais, ajudar pessoas necessitadas e a fazerem uma viagem para bem longe. Logo em seguida o que fariam se estivessem correndo perigo de vida por causa deste tesouro e as respostas foram desde devolverem ao local a fugir com a família para um lugar bem longe.                 Depois das respostas convidei- os a lerem um livro em que, numa aventura de cinco amigos aconteceu de eles encontrarem um valor alto em dinheiro e a partir daí muita coisa acontece.
Os alunos ficaram empolgados para ler, eu inclusive digitei as respostas dadas e as expus na feira de livro da escola. Eles construíram maquetes, o trabalho ficou bem interessante.
                   Nesse contexto, a função do educador é de “criar as condições para que o aluno possa exercer a sua ação de aprender” (WEISZ, 2002, p. 23). O professor é um mediador entre o conhecimento (objeto) e o aluno (sujeito), favorecendo a relação dialética entre ambos.
                Transmissão de conhecimento, o papel do professor é basicamente o de transmitir certos conteúdos que são predefinidos e constituem o próprio fim da existência escolar. Pede-se ao aluno a repetição automática dos dados que a escola forneceu ou a exploração intelectual dos mesmos. O professor exerce o papel mediador entre o aluno e os modelos culturais. Simplificando pode-se dizer que o professor é o agente e o aluno o ouvinte.
                  Confesso que algumas vezes acontece a transmissão de conhecimento. Quando eu explico um conteúdo ao meu aluno e depois faço algumas perguntas para ver se entenderam. Transmito conhecimento quando cobro de meus alunos alguns exercícios de matemática. Mas estou procurando mudar. Talvez porque ainda não domino o construtivismo.


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