No modelo Construtivista de
ensino, baseado nos fundamentos teórico-metodológicos de Piaget
e Vigotsky, procura-se entender o ensino como uma relação dialética entre
sujeito e objeto, ou seja, já não se pode separar o processo de ensino do
processo de aprendizado, ambos se dão em conjunto. Assim, só é possível ensinar
quando há alguém aprendendo.
Nessa perspectiva, considera-se
o ser humano como sendo um sujeito que já tem alguma coisa consigo, todas as
crianças sabem coisas, e esse conhecimento prévio deve ser aproveitado no
processo de ensino-aprendizagem (termo que reflete essa posição construtivista).
Essa ideia
presenciei na aula de ciências com a experiência do saco plástico cheio d
água em que era perfurado com vários lápis, e não se esvaziou. Ali fomos
provocadas a pensar por que a água não saia. Assim podemos fazer essas
provocações com o nosso aluno, onde ele constrói seu conhecimento.
Com meus alunos, ao introduzir a
leitura de um livro, perguntei o que eles fariam se encontrassem um tesouro. As
respostas foram variadas desde comprar casa para seus pais, ajudar pessoas
necessitadas e a fazerem uma viagem para bem longe. Logo em seguida o que fariam
se estivessem correndo perigo de vida por causa deste tesouro e as respostas
foram desde devolverem ao local a fugir com a família para um lugar bem longe. Depois das respostas convidei- os a lerem um livro em que, numa aventura de
cinco amigos aconteceu de eles encontrarem um valor alto em dinheiro e a partir
daí muita coisa acontece.
Os alunos ficaram empolgados para
ler, eu inclusive digitei as respostas dadas e as expus na feira de livro da
escola. Eles construíram maquetes, o trabalho ficou bem interessante.
Nesse contexto, a função do
educador é de “criar as condições para que o aluno possa exercer a sua ação de
aprender” (WEISZ, 2002, p. 23). O professor é um mediador entre o conhecimento
(objeto) e o aluno (sujeito), favorecendo a relação dialética entre ambos.
Transmissão de conhecimento, o
papel do professor é basicamente o de transmitir certos conteúdos que são
predefinidos e constituem o próprio fim da existência escolar. Pede-se ao aluno
a repetição automática dos dados que a escola forneceu ou a exploração
intelectual dos mesmos. O professor exerce o papel mediador entre o aluno e os
modelos culturais. Simplificando pode-se dizer que o professor é o agente e o
aluno o ouvinte.
Confesso que algumas vezes
acontece a transmissão de conhecimento. Quando eu explico um conteúdo ao meu
aluno e depois faço algumas perguntas para ver se entenderam. Transmito conhecimento
quando cobro de meus alunos alguns exercícios de matemática. Mas estou
procurando mudar. Talvez porque ainda não domino o construtivismo.
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