A pesquisa é um recurso
importante no aprendizado dos conteúdos escolares, porque o aluno vai em busca
da resposta que ele precisa para sanar uma dúvida, curiosidade, até uma
certeza, ou até enriquecer um assunto da aula.
Mas precisa que o professor
saiba fazer a mediação, para não fique apenas pesquisar por pesquisar, sem
nenhum significado.
A minha turma de quarto ano
no ano passado participou de uma gincana municipal da semana farroupilha, onde
eles tinham como tarefa fotografar uma situação que representasse coisas de gaúcho.
Uma aluna trouxe uma foto que
aparecia a entrada de uma fazenda com cercas de madeira e uma porteira também
de madeira e ao lado dessa porteira tinha um enorme Ipê rosa. Aquela árvore despertou a curiosidade dos alunos, pouco se
sabia daquela árvore grande e florida. O jeito foi pesquisar: caderno lápis e
borracha, anotamos algumas coisas que queríamos saber sobre aquela árvore e
fomos para o laboratório de informática. Pesquisamos o nome e descobrimos de
que tem outras cores, aprenderam que as plantas tem nome científico, até altura
ela atinge, propriedades medicinais, no que é utilizada a sua madeira, o tempo
que fica florido e a época do ano. Outra aluna trouxe um galho para os colegas
conhecerem.
Em outra ocasião fomos a Porto
Alegre numa saída de campo. Lá eles identificaram vários ipês.
A pesquisa é algo
interessante porque o aluno vai ao encontro da complementação de sua
aprendizagem, e aquilo que ele busca torna significativa a aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário