domingo, 22 de abril de 2018

Escolas democráticas II






               Na escola democrática o objetivo da educação, segundo Rubem Alves, não é o de ensinar coisas, porque as coisas já estão na internet, estão por todos os lugares, estão nos livros. É ensinar a pensar. Criar na criança essa curiosidade. Criar a alegria de pensar.
             A escola democrática promove um ensino voltado para a busca da aprendizagem, o aluno vai a busca do que quer aprender. Tem o professor como facilitador, mediando o conhecimento. O professor deixa de ser transmissor do conhecimento, deixa de ser aquele que ensina e o aluno aprende. Mas deve ser aquele que segundo Paulo Freire, “cria meios que proporcione o conhecimento”.

Maquinaria escolar







              O texto sobre maquinaria escolar, traz as reflexões sobre como surgiu e por que surgiu a escola. A escola nem sempre existiu, diversos fatores provocaram a sua existência. O texto trata de nos aproximar do conhecimento de como foram montadas e aperfeiçoadas  as peças que possibilitaram a formação dessa maquinaria.
            Este texto nos mostra que é preciso conhecer a história da escola desde o seu início para que possamos transformar nossa escola. Devemos buscar sempre o conhecimento, pois é este que transformam, liberta e nos possibilitando mudar a realidade da atual sociedade, que é tão dominadora, utilizando-se dos meios de comunicação aberta.

O construtivismo e a aprendizagem na escola.


                



                              
             Lino de Macedo ao caracterizar o construtivismo, aponta as suas funções na sala de aula.
            O construtivismo parte da ideia de que a aprendizagem deve ser construída, ou seja, proporcionar ao aluno que estabeleça relações com as aprendizagens, que a aprendizagem não fique descontextualizada, sem sentido, dificultando assim que o aluno dê significados  ao que aprende.
          No entanto numa visão mais tradicional o aluno aprende muitas vezes por repetições, seguindo modelos dados pelo professor, e assuntos fora de sua realidade, priorizando a mais a memorização do que aprendizagem propriamente dita. Isto, é mencionado pelo  o autor citado, “as visões não construtivistas do conhecimento valorizam a transmissão, sendo, por isso mesmo  a linguagem seu instrumento mais primoroso”.


Escolas democráticas



               O que seria uma escola democrática? Segundo Rosanei Tosto, “escolas democráticas se caracterizam por abordar uma pedagogia baseada na liberdade e igualdade, eliminando as relações autoritárias presentes no modelo educacional tradicional”.
                    A escola democrática, vem de encontro ao que é necessário para se dar conta da aprendizagem na atualidade, pois ao deixar que o aluno escolha o tema a ser trabalhado e vai em busca do conhecimento a respeito do tema a ser desenvolvido, isto faz com que ele se sinta motivado a aprender. E o professor auxiliando os alunos em suas aprendizagens, como mediador do conhecimento, levando o aluno a interagir com o conteúdo, colegas e professores.
                Na escola democrática, o princípio democrático baseado numa democracia participativa dá direitos iguais a todos aos sujeitos envolvidos na educação. É um local onde os adultos participam das aprendizagens dos alunos, facilitando  o conhecimento de acordo com os interesses destes.
                     A pedagogia desenvolvida na escola democrática, é uma pedagogia libertária. Esta pedagogia valoriza a autonomia do educando, faz com este construa o seu conhecimento, que parte do seu interesse. Proporciona um maior engajamento do educando na busca de suas aprendizagens, pois são responsáveis pela formação e cumprimento de regras. A aprendizagem  não acontece de forma vertical, onde o professor ensina e o aluno aprende.
Há um diálogo mais contextualizado nessas aprendizagens, o professor também aprende enquanto ensina, ou seja enquanto proporciona a interação no ambiente escolar.


Pensando no TCC


    






       Iniciamos este semestre que antecede o estágio e logo depois o TCC. Estamos nos preparando para realizar o estágio e pensando no tema a  ser desenvolvido no trabalho de conclusão.
O estágio é o momento de colocar em prática aquilo aprendemos ao longo dos semestres. É o momento de pensar a metodologia a ser aplicada com os alunos.
Diante de diversas teorias e práticas que desenvolvemos nos semestres anteriores, teremos algumas opções para as nossas práticas.
O TCC o ponto culminante e ao mesmo tempo tão esperado, para a conclusão de uma etapa importante em nossa vida: a graduação!
Até aqui tivemos várias aprendizagens que nos proporcionaram muitos conhecimentos. Tivemos a oportunidade de por na prática o que aprendíamos em nossas aulas. Pois segundo, Confúcio ” O que eu ouço, eu esqueço; O que eu vejo, eu lembro; O que eu faço, eu aprendo”. A prática é muito importante para a aprendizagem e eu tenho aprendido muito com a prática.