quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

REFLEXÃO SOBRE O MÉTODO PIAGETIANO


Esse método permite ver como a criança percebe o objeto a ser estudado, ou melhor, como se organiza em relação ao pensamento. O que para nós parece ser fácil e prático, e para que a criança consiga fazer ou perceber , precisará de um tempo para analisar, organizar e fazer de acordo com suas concepções.
Ao colocar os círculos dispostos um a um sobre a mesa e pedir para a menina Isa de cinco anos para organizar os dela igualmente, foi fácil. Foi perguntado se as duas fileiras tinham a mesma quantidade. Ela contou e disse que sim. Mas depois os círculos de uma fileira foram colocados distantes uns dos outros e os da outra fileira foram colocados bem próximos um dos outros e foi feito a pergunta se havia mais numa do que na outra e ela afirmou que a fileira que estavam com os círculos separados tinha mais. Isto é , ela não conservou o número.
 O método clínico serve para auxiliar o professor no sentido de compreender melhor como  seu aluno está organizando o pensamento, se ele tem a ideia de conservação ou ainda precisa adquirir.
Em outra situação o teste de colocar bolas de massinha de modelar em um copo com água e ver o que acontece com o nível da água, foi feito com o menino Eduardo de dez anos. Antes ´se pede que marque o nível da água e depois vem a pergunta : O que você acha que vai acontecer com o nível da água se colocar uma dessas bolinhas aí dentro? E ele responde que o nível da água sobe. Até onde você acha que vai? Ele marca e depois confirma. Outra pergunta:  se tirarmos a bolinha o que vai acontecer? E ele responde que o nível volta aposição inicial, e acaba confirmando. O mesmo procedimento é feito com duas bolinhas sendo colocada uma por vez.
Eu arriscaria dizer que o menino está fase operatória formal, embora esteja com dez anos, e foi feito apenas um teste. Estando nessa fase , ele é um menino que abstrai com facilidade, não necessitando do concreto para auxiliar em suas aprendizagens como em matemática.






Nenhum comentário:

Postar um comentário