domingo, 29 de maio de 2016

Pesquisa




É possível aprender a partir da pesquisa?
É possível sim, porque através da pesquisa é que vamos buscar informações que irão interagir com o conhecimento prévio e talvez modificar ou até refutar determinado conhecimento. A pesquisa possibilita elaborar hipóteses para aprimorar assuntos que queremos conhecer melhor. É uma maneira concreta para dar significado a aprendizagem. São diversas as pesquisas e vários são os métodos. Precisamos buscar em várias fontes, nos permitindo assim diferentes pontos de vistas, para a construção do conhecimento.
Num projeto sobre o povoamento açoriano no Rio Grande do Sul, o qual desenvolvi com meus alunos de quarto ano em parceria com uma turma de quinto ano, fizemos algumas pesquisas em livros, na internet, perguntando para as famílias sobre a influência açoriana no nosso modo de viver, assistimos palestras, visitamos casas açorianas e a culminância foi a apresentação do trabalho para as outras turmas.
Muitos conhecimentos foram adquiridos pelos alunos, pois eles foram a busca desse conhecimento

Música

                   




         A música é algo que nos faz bem. Faz bem a criança. Mesmo não entendendo o significado das palavras, a criança esboça inquietude ou satisfação diante do que está ouvindo. As canções de ninar,  cantadas para  os bebês, transmitem  conforto e acalento. As brincadeiras de rodas e brincadeiras que envolvem canções trazem mais ludicidade para as crianças enquanto desenvolvem suas brincadeiras.
A aula de musicalidade nos propõe a musicalidade no ensino pedagógico.

Nas minhas aulas eu tenho proposto aos meus alunos, cantos. Pois acredito que a música é importante no fazer pedagógico.

Bilinguismo


 





A filosofia educacional para surdo defende a ideia de que a escola deve ser bilíngue para surdos. Concordo com o professor defende que o bilinguismo não deve ser só para surdos, mas para todos os estudantes desde a educação infantil, pois o Brasil tem em torno de cinco milhões de surdos.
Eu como professora, teria dificuldades em alfabetizar alunos surdos que não tivesse noção libras. Defendo a ideia de que o alfabeto colocados nas salas de aula,  devem ter além do alfabeto da Língua portuguesa, o alfabeto em libras e em braile. Pois assim o aluno terá  uma pequena noção de outras forma de comunicação.

Libras é primeira língua do surdo e a Língua portuguesa é a segunda língua. Para o aluno ouvinte acontece ao contrário. Por isso a importância do bilinguismo na escola.

Intérprete de Libras


Resultado de imagem para imagens de libras

            Intérprete de Libras


Em alguns anúncios de programas televisivos, costuma-se ver um intérprete de libras em uma tela minúscula, que acaba dificultando a visualização. Foi um dos comentários do professor de Libras. Espero que com o tempo isso mude. Outra questão aborda nessa aula a legenda para surdo nos filmes brasileiros. Eu não tinha percebido esta “falha”, já que vivemos numa sociedade inclusiva.
A imagem acima mostra um exemplo do que comentei. A imagem do intérprete  aparece muito pequena.




LIBRAS

                   
      A aula de Libras contribuiu significativamente para o meu conhecimento. Eu sempre quis aprender a língua de sinais, mas sempre achei muito complicada, talvez porque tenho dificuldades na coordenação. A aula foi esclarecedora. Aprendi como devo me referir à pessoa que não ouve, dizendo que é surdo e não surdo-mudo termo muito usado  há alguns anos. Na minha sala de aula de eu tinha exposto um alfabeto onde constava o alfabeto da Língua portuguesa, Libras e Braile. Trabalhei leituras a respeito e escrita de palavras.
Eu tive pouco contato com pessoas cegas e com pessoas surdas.
Mas fiz questão  de mostrar ao meu aluno que existe outros alfabetos  que usamos em nosso país para nos comunicar com pessoas surdas e pessoas cegas.
 Foi bastante significativo, pois os alunos me ajudaram a montar o alfabeto em libras, pintando as figuras das mãos e pintar os círculos que representam as letras em braile.

Escreveram o nome deles e outros nomes. As aulas foram muito boas do ponto de vista deles, pois se empenharam com entusiasmo.

Arte

        Artes visuais e Educação


Uma das próximas Interdisciplinas é Artes Visuais e Educação. Creio que vamos estudar  a respeito de obras de artes e como trabalhar esse tema com as crianças.
Na escola aonde trabalho veio livros didáticos especificamente sobre Arte, distribuídos pelo MEC, para trabalhar com alunos de 4º e 5º anos.
Encontrei vários conteúdos interessantes que me oportunizaram conhecimentos sobre artes. Um dos primeiros conteúdos foi a Arte Rupestre, o livro apresenta sugestões de como trabalhar com o aluno, além de trazer informações.
Os meus alunos leram a respeito da arte Rupestre, e logo após fizemos uma releitura da Caverna das Mãos. Eles acharam interessantes, pois já tinham feito vários trabalhos na educação infantil com a representação das mãos e não sabiam que era uma Arte antiga. Estou na expectativa sobre o que vamos aprender nesta interdisciplina.