domingo, 24 de maio de 2015

Ações coletivas e o Conhecimento: Outras pedagogias




                O Outro pensado como um ser sem cultura, inferior, inexistentes, pré-humano. Estes pensamentos os conformou como Outros, e passou a legitimar a relação política de dominação-subordinação. Enquanto o Nós , na síntese universal de ideal de humanidade, de formação e de desnvolvimento humano. Em um momento o Outro é visto como marginalizado, à margem da sociedade em outro momento é o excluído. Sendo assim a sociedade tenta incluí-lo. O que eu achei intrigante  são as ações coletivas que querem incluí-los, e não ouvem o que pensam esses coletivos, pensados como excluídos.
                          É significativo que os próprios coletivos pensados como excluídos não usem esse adjetivo para nomear-se e identificar-se ( Miguel G. Arroyo).  Com isso as políticas e pedagogias tentam conformá-los.

Métodos globalizados e o enfoque globalizador












Quantos conteúdos e disciplinas se consegue trabalhar nesse tema ai acima?

                       O método globalizado de ensino vai de encontro ao que o aluno quer e pode propor em suas aprendizagens. Pois os mobilizam para chegar ao conhecimento de um tema que lhes interessa.                         Durante o desenvolvimento desse trabalho podemos trabalhar conteúdos que contemple as disciplinas, visto que , as disciplinas ,não são o objeto  de estudo mas um meio para obter o conhecimento da realidade, isto é, um enfoque globalizador.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

PPP e a escola



                                            Projeto Político Pedagógico


                                              Reflexão e Ação

           A última aula  nos fez refletir sobre o PPP nas escolas, como estão elaborados  e o quanto pode auxiliar ou limitar o fazer docente. Acho que ao construir um PPP de uma escola, deve se fazer um estudo a respeito do  que realmente se quer da escola, com o envolvimento  de toda a comunidade escolar. Porque esse documento fundamentará o trabalho docente.

Aprender e ensinar


           
           Aprender e  ensinar, tema de uma palestra assistida por mim em meu município, nesta semana, nos levou a uma reflexão: como o sujeito aprende e como é a nossa prática numa visão empirista ou construtivista?


“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” Paulo Freire

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Açores

       
Construções


              Um pouco mais da cultura açoriana...podemos presenciar em algumas cidades do litoral, algumas construções nesse estilo. Estilo açoriano.



Cultura

                         


Açores

         Aprendi um pouco mais sobre o povo açoriano em uma palestra. Pois esse povo é a  origem de muitos gaúchos e influenciou muito em nossa cultura. Açores tem uma história bem interessante. Açores para mim era uma ilha, mas na verdade é um arquipélago.  

Diário Virtual



                                             Diário virtual


             O diário virtual (blog) servirá como portfólio digital do estudante, ou seja, uma instância de registro e reflexão contínua sobre sua aprendizagem e seu desenvolvimento intelectual.(FONSECA, 2005). Achei interessante, para se refletir sobre o que se postar.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Conhecimentos




Conhecimentos ?



                      São inúmeras as informações vindas de todos os lados. O conhecimento  nos possibilita a interação,  reflexão e um olhar mais crítico sobre as informações. Em uma das aulas tivemos a oportunidade de  aprender que nem tudo que é, é o que parece ser. E como distinguir?                      Precisamos da ferramenta denominada: Conhecimento.
                      Há uma frase que diz : Que o conhecimento nos liberta . Os estudos nos dão condições para essa  libertação. E é por isso que o professor deve  atualizar-se sempre, porque a aprendizagem é contínua. 




segunda-feira, 4 de maio de 2015

Corporeidade



Corporeidade


                                       Cérebro x hábitos
      O quanto nos habituamos a fazer sempre do mesmo jeito, sem nos darmos conta disso. E quando vamos fazer diferente, encontramos dificuldades. A aula sobre corporeidade, me fez refletir sobre o quanto posso aprender, posso fazer diferente, não só em sala de aula como na vida pessoal.
Cérebro x sensibilização
       As intenções manifestam-se através do corpo, que interage com o mundo, que dá uma resposta para o corpo, que informa a mente através de seus órgãos sensoriais, que, analisando as respostas obtidas do ambiente, muda ou reafirma suas intenções, utilizando o corpo para novas manifestações.

"A aprendizagem formal, está presente de corpo inteiro. Pois o ser que pensa é também o ser que age e que sente. O sujeito realiza-se e se constrói, movido pela intenção, pelo desejo, pelos sentidos, pela emoção, pelo movimento, pela expressão corporal e criativa."(FREIRE,1991)